DENIS COSTA

Dicas úteis de git

24/08/2014

Neste artigo vou falar de algumas dicas para ajudar no seu aprendizado sobre git e também para melhorar o seu wokflow com git no dia-a-dia.

Pro Git em português

Um bom começo para os iniciantes em git é o livro Pro Git escrito por Scott Chacon. Algumas pessoas não sabem, mas esse livro é distribuído sob Licença Creative Commons. E foi totalmente traduzido para o português pela comunidade.

Alterar o comportamento do mv e do rm

Umas das coisas mais chatas que acontece comigo quando quero remover um arquivo de um projeto pela linha de comando, e digito mv ao invés de git mv.

Quando isso acontece vc tem que fazer dois passos a mais.

mv file dir/file
git rm file
git add dir/file

O que fiz foi alterar o comportamento do rm do sistema colocando no meu .bashrc a seguinte função:

1
2
3
4
function mv_git {
    mv_path=$(which mv)
    git mv $* 2> /dev/null || $mv_path $*
}

E um alias:

alias mv='mv_git'

Agora ao mover um arquivo, a função primeiro tenta remover usando git mv se não der certo ela executa simplesmente mv. Para adicionar o mesmo comportamento ao rm, adicione também a função abaixo no seu .bashrc.

1
2
3
4
function rm_git {
    rm_path=$(which rm)
    git rm $* 2> /dev/null || $rm_path $*
}

Com a respectiva alias:

alias rm='rm_git'

Git log mais bonito

A saída do git log padrão, grande parte das vezes, não ajuda muito. Por isso usei a dica do Fred Schott e adicionei essa alias ao meu .gitconfig.

Usando Git hooks para tarefas repetitivas

Caso você tenha alguma tarefa que precisa ser executada a cada commit, ou toda vez que você faz um push uma boa forma de resolver esse problema é com Git hooks.

Eu, por exemplo, adicionei um hook para analisar o código que vou “commitar”. Caso o código tenha algum problema, eu não consigo fazer o commit até consertá-lo.

Saber quais hooks existem pode ajudar quando você se deparar com uma situação como a que descrevi. Esse site reúne artigos informações e projetos relacionados aos hooks dos Git.

Gitignore global

Para quem programa em Python, é praticamente certo que não se quer arquivos compilados (com extensão .pyc) no seu repositório. Mesmo assim não é raro você encontrar esse tipo de arquivo em algum repositório.

Para resolver esse problema eu criei um arquivo .gitignore_global (mas pode ser qualquer nome) com todos as extensões que eu sei que sempre vou querer ignorar e adicionei isso ao meu .gitconfig com o seguinte comando:

git config --global core.excludesfile ~/.gitignore_global

Eu espero que as dicas sejam úteis no dia-a-dia de vocês também.

Abraço

Tags: ,
comments powered by Disqus